​​​​​
Unimed Natal
MINHA UNIMED

O que são antioxidantes?

07/02/2019 - 11h

  Gente saudável
O que são antioxidantes?
Entenda por que essas substâncias são tão importantes para o organismo e em quais alimentos é possível encontrá-los
 
Os antioxidantes são substâncias que têm a capacidade de proteger as células contra os efeitos dos radicais livres produzidos pelo organismo. Eles também podem favorecer o aumento da imunidade e a prevenção de doenças como artrite reumatoide, alguns tipos de câncer, doenças cardiovasculares e relacionadas ao envelhecimento, como o Alzheimer, entre outras.
 
Os antioxidantes mais conhecidos são as vitaminas A, C e E, que têm a capacidade de atrasar e até de inibir a oxidação celular, que é um processo natural que acontece em nosso corpo, e de auxiliar na regulação de radicais livres.
 
Onde são encontrados?
 
Há uma grande variedade de alimentos ricos em antioxidantes. Frutas, legumes, verduras, sementes e grãos são as principais fontes naturais. Como elas contêm alto teor de fibras e baixo teor de colesterol e gordura saturada, ganham um motivo a mais para serem consumidas.
 
Ervas, especiarias e até cacau e café também contêm essas substâncias que fazem bem ao organismo, o que significa que não é apenas no almoço e no jantar que elas podem estar presentes na dieta.
 
Consumo equilibrado
 
Porém, é preciso ter cautela quando o assunto é o consumo dos antioxidantes. Isso porque os radicais livres, que são seus alvos, também têm o seu papel. Além de colaborar com as defesas do organismo contra infecções, eles ajudam na conversão das células de gordura em músculos.
 
Especialistas ressaltam que prejudicial é o excesso de radicais livres no organismo, tornando-se tóxico. Combater o estresse, evitar o cigarro e o consumo de bebida alcoólica, a radiação ultravioleta do sol e a poluição ambiental são maneiras de ficar longe desse possível excesso.
 
Já em relação aos antioxidantes, garantir o seu consumo de forma natural é o mais indicado, evitando o consumo abusivo de suplementos. Vale sempre manter uma alimentação equilibrada e contar com a orientação de um profissional de saúde.


Fonte: Unimed Natal

Voltar

Veja também estas notícias

Saúde em pauta
Unimed Natal realiza campanha de combate ao aedes aegypti

Unimed Natal realiza campanha de combate ao aedes aegypti

Na última semana a Unimed Natal realizou a campanha “O perigo aumentou. E a sua responsabilidade também” contra o aedes aegypti. Foram entregues panfletos com dicas...

Ler mais
Cartilhas de saúde
Como escolher a escola ideal

Como escolher a escola ideal

Ao final do ano letivo os pais também devem reservar a vaga na instituição atual ou ir em busca de uma nova escola para a criança. Veja algumas dicas para ajudar...

Ler mais
Gente saudável
Viajando com as crianças em segurança

Viajando com as crianças em segurança

Vai pegar a estrada com seus filhos? Vale se planejar e tomar alguns cuidados especiais para se precaver de problemas que possam atrapalhar a viagem da família.   Seja para o p...

Ler mais
Institucional
Unimed Natal recebe prêmio de “Empresa Amiga da Cultura”

Unimed Natal recebe prêmio de “Empresa Amiga da Cultura”

A Unimed Natal recebeu, na noite desta segunda-feira (26), o título de “Empresa Amiga da Cultura”. A premiação foi entregue durante sessão solene real...

Ler mais

Atendimento via
WHATSAPP

Atendimento Empresarial
PME

(84) 98896-9512

Dúvidas? Tire-as aqui! Canais exclusivos para você tirar aquela dúvida sobre a UNIMED.