Baixe o nosso aplicativo
Unimed Natal

Hospital Unimed promove ações de conscientização no dia mundial de higiene das mãos

12/05/2021 - 23h

  Institucional

Em alusão ao Dia Mundial da Higienização das Mãos, instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS), integrantes do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar – SCIH, do Núcleo de Educação Permanente – NEP e do Núcleo de Segurança do Paciente – NSP do Hospital Unimed(HU) se reuniram com o propósito de aumentar a adesão à higiene das mãos protegendo assim, tanto os pacientes quanto os profissionais de saúde contra as infecções.

Foram realizadas dinâmicas no HU com membros da enfermagem envolvendo peças teatrais e workshops sobre as 4 formas de higienização das mãos e a importância deste gesto. Embora o hábito de higienização das mãos (com preparação alcoólica 70% ou sabonete líquido e água) não seja novo, inseri-lo na rotina diária é um desafio, especialmente no que se refere à forma correta de execução desse procedimento.

De acordo com Jara Louredo, Enfermeira do Controle de Infecção Hospitalar da Unimed, são necessários pelo menos 20 segundos para a higienização adequada das mãos com álcool, por exemplo. Mas é essa higiene das mãos uma das ações mais eficazes para redução da transmissão de microrganismos causadores de doenças infecciosas, incluindo a COVID-19.

Com as técnicas corretas tanto os profissionais de saúde quanto a comunidade podem evitar a transmissão de vírus causadores de doenças, como este da COVID-19 e também bactérias que desencadeiam outras patologias no organismo.

O Hospital da Unimed tem índices baixos de infecção relacionadas a assistência, dentro do preconizado pelas autoridades sanitárias, e obteve redução de 70% após a instituição das campanhas regulares, em 2013. Isso só reforça o compromisso com a segurança do paciente de todos os que compõem o único hospital norte-rio-grandense com selo Nacional de Acreditação


Voltar

Dúvidas? Tire-as aqui! Canais exclusivos para você tirar aquela dúvida sobre a UNIMED.