​​​​​
Unimed Natal
MINHA UNIMED

Atividade física: leve, moderada ou intensa?

10/04/2018 - 14h

  Gente saudável
Atividade física: leve, moderada ou intensa?

Você sabia que para cada faixa etária há uma recomendação de atividade física? Descubra mais e saia já do sedentarismo!

 

Os benefícios de manter o corpo em movimento vão além de eliminar peso. Nadar, correr ou simplesmente caminhar é saudável para a mente, o corpo, o coração e demais órgãos. Isso porque enquanto mantemos o nosso corpo ativo, eliminamos toxinas, reduzimos o colesterol “ruim” (LDL), aumentamos o colesterol “bom” (HDL), evitamos o acúmulo de gordura, melhoramos o sistema cardiorrespiratório, aumentamos nossa disposição e autoestima, entre outras vantagens.

Para cada etapa da nossa vida, há um tipo de recomendação. Mas, independentemente disso, antes de iniciar qualquer atividade é importante procurar o médico, que poderá avaliar as condições físicas e indicar os exercícios mais recomendadas de acordo com a sua saúde.

Crianças e adolescentes

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), crianças e adolescentes dos 5 aos 17 anos devem participar de brincadeiras, jogos, esportes, educação física e atividades que envolvam recreação e locomoção tanto com a família, amigos e colegas. É desejável que a duração das atividades físicas seja de pelo menos 60 minutos por dia, ou de três a cinco horas por semana. Elas podem ser moderadas ou mais intensas.

Adultos e idosos

Para a faixa etária dos 18 aos 64 anos, a OMS recomenda 150 minutos de atividade moderada por semana ou 75 minutos de atividade intensa.

Entre as alternativas estão caminhar, pedalar, fazer serviços domésticos, praticar jogos e esportes. As atividades devem ser realizadas em períodos de no mínimo 10 minutos de duração.

A partir dos 65 anos, a OMS recomenda a atividade física moderada, de preferência em grupo e, no mínimo, três dias por semana. A intensidade vai depender das condições físicas e da mobilidade de cada um. Em geral, são suficientes 150 minutos de atividade moderada ou 75 minutos de atividade intensa por semana.

Fonte: Unimed do Brasil


Voltar

Veja também estas notícias

Institucional
Pesquisa de Satisfação de Beneficiários

Pesquisa de Satisfação de Beneficiários

A Unimed Natal realizou, no período de 24 de novembro a 15 de dezembro de 2017, a Pesquisa de Satisfação de Beneficiários, por meio da Consult Pesquisa. ...

Ler mais
Gente saudável
Combate ao câncer de próstata

Combate ao câncer de próstata

Saiba quais hábitos ajudam na prevenção deste câncer e quais outros cuidados importantes relacionados à saúde do homem   Novembro é o m...

Ler mais
Saúde em pauta
Mito ou verdade: sabe tudo sobre dengue, zika e chikungunya?

Mito ou verdade: sabe tudo sobre dengue, zika e chikungunya?

  Fique por dentro das melhores práticas para prevenir e tratar essas doenças. Todo mosquito pode transmitir dengue, zika e chikungunya. Mito. Só o Aede...

Ler mais
Saúde em pauta
Gravidez semana a semana

Gravidez semana a semana

Entenda o que ocorre com o corpo da mulher e como se dá o desenvolvimento do bebê durante os noves meses de gestação   A confirmação de uma gr...

Ler mais

Atendimento via
WHATSAPP

(84) 9 8856-0530

Dúvidas? Tire-as aqui! Canais exclusivos para você tirar aquela dúvida sobre a UNIMED.