​​​​​
Unimed Natal
MINHA UNIMED

Atividade física: leve, moderada ou intensa?

10/04/2018 - 14h

  Gente saudável
Atividade física: leve, moderada ou intensa?

Você sabia que para cada faixa etária há uma recomendação de atividade física? Descubra mais e saia já do sedentarismo!

 

Os benefícios de manter o corpo em movimento vão além de eliminar peso. Nadar, correr ou simplesmente caminhar é saudável para a mente, o corpo, o coração e demais órgãos. Isso porque enquanto mantemos o nosso corpo ativo, eliminamos toxinas, reduzimos o colesterol “ruim” (LDL), aumentamos o colesterol “bom” (HDL), evitamos o acúmulo de gordura, melhoramos o sistema cardiorrespiratório, aumentamos nossa disposição e autoestima, entre outras vantagens.

Para cada etapa da nossa vida, há um tipo de recomendação. Mas, independentemente disso, antes de iniciar qualquer atividade é importante procurar o médico, que poderá avaliar as condições físicas e indicar os exercícios mais recomendadas de acordo com a sua saúde.

Crianças e adolescentes

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), crianças e adolescentes dos 5 aos 17 anos devem participar de brincadeiras, jogos, esportes, educação física e atividades que envolvam recreação e locomoção tanto com a família, amigos e colegas. É desejável que a duração das atividades físicas seja de pelo menos 60 minutos por dia, ou de três a cinco horas por semana. Elas podem ser moderadas ou mais intensas.

Adultos e idosos

Para a faixa etária dos 18 aos 64 anos, a OMS recomenda 150 minutos de atividade moderada por semana ou 75 minutos de atividade intensa.

Entre as alternativas estão caminhar, pedalar, fazer serviços domésticos, praticar jogos e esportes. As atividades devem ser realizadas em períodos de no mínimo 10 minutos de duração.

A partir dos 65 anos, a OMS recomenda a atividade física moderada, de preferência em grupo e, no mínimo, três dias por semana. A intensidade vai depender das condições físicas e da mobilidade de cada um. Em geral, são suficientes 150 minutos de atividade moderada ou 75 minutos de atividade intensa por semana.

Fonte: Unimed do Brasil


Voltar

Veja também estas notícias

Institucional
Fique atento à data de vencimento da sua carteirinha e programe-se!

Fique atento à data de vencimento da sua carteirinha e programe-se!

A Unimed Natal informa a seus beneficiários que a partir desta data, as carteirinhas do plano de saúde serão entregues, exclusivamente, na Central de Atendimento da Coop...

Ler mais
Institucional
Unimed Informa: disponível demonstrativo do Imposto de Renda

Unimed Informa: disponível demonstrativo do Imposto de Renda

A Unimed Natal comunica a todos os seus beneficiários que o demonstrativo de despesas médicas para fins de declaração do Imposto de Renda referente ao ano de 2017...

Ler mais
Institucional
Unimed Natal passa a oferecer 18 novos procedimentos

Unimed Natal passa a oferecer 18 novos procedimentos

Entrou em vigor a nova cobertura mínima obrigatória dos planos de saúde estabelecida pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A Resoluç&atil...

Ler mais
Gente saudável
Unimed Natal desenvolve programa Autocuidado Apoiado

Unimed Natal desenvolve programa Autocuidado Apoiado

Acompanhamento com orientações em saúde para todos os beneficiários da Unimed Natal. Essa é a principal atividade desenvolvida pelo setor de Telemonitorame...

Ler mais

Atendimento via
WHATSAPP

(84) 98896-9504

Dúvidas? Tire-as aqui! Canais exclusivos para você tirar aquela dúvida sobre a UNIMED.