Unimed Natal
MINHA UNIMED

5 bons motivos para beber água

09/01/2019 - 11h

  Saúde em pauta
5 bons motivos para beber água
A água é fundamental para a saúde do corpo humano. Veja os motivos que vão fazer você tomar mais água a partir de agora
 
Bebida indispensável para o bom funcionamento do corpo humano, a água deve estar presente na rotina alimentar de todas as pessoas. Além de transportar nutrientes e detritos celulares, que resultam dos processos metabólicos, o líquido também ajuda a regular a temperatura do organismo e a eliminar toxinas por meio da urina, lubrifica articulações, favorece o funcionamento do intestino e tem papel essencial nos processos fisiológicos, como a digestão.
 
A água representa cerca de 60% do peso de um adulto e, nos bebês, a proporção é maior, chegando a 70%. Como a perda de fluídos ocorre de forma contínua e naturalmente por meio do suor, da urina e das fezes e o corpo humano não tem a capacidade de armazenar água, é preciso substituir essas perdas para manter a saúde em dia. Quando a ingestão não é proporcional ao que é eliminado ao longo do dia, pode ocorrer a desidratação.
 
É corriqueiro ouvir a recomendação para o consumo médio de oito copos de 250 mililitros por dia, o equivalente a dois litros, mas, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a quantidade ideal de água varia conforme o peso corporal e outros fatores, como as atividades realizadas. Para um homem de 70 quilos, a indicação é de 2,5 litros; já para uma mulher de 58 quilos, é de 2,2 litros.
 
O líquido é um importante aliado para manter o corpo hidratado, principalmente nos dias mais quentes. Mas, nem todas as pessoas sentem a necessidade de tomar água com frequência. Então, a melhor medida é ter sempre uma garrafa à mão. Conheça alguns motivos que certamente farão você não esquecer de garantir esse benefício para o seu organismo.
 
É aliada ao emagrecimento
 
O consumo regular de água coloca os rins para trabalhar e realizar sua função de eliminar toxinas. O líquido natural também favorece a sensação de saciedade e não tem nenhuma caloria. Dessa forma, é um importante aliado para o emagrecimento. Além disso, a ingestão contínua mantém o metabolismo em constante movimento. Se consumida antes das refeições, pode auxiliar na diminuição do apetite.
 
Favorece a aparência da pele
 
Como a água promove a revitalização das células e das mucosas, o processo de hidratação vem de dentro para fora e atinge também a pele. A desidratação faz com que ela fique com uma característica mais ressecada e até descascada. Até a elasticidade da pele pode mudar quando falta água no organismo.
 
Melhora a absorção de nutrientes
 
As vitaminas hidrossolúveis, como as do complexo B e C, por exemplo, precisam de uma forcinha da água para que sejam absorvidas pelo organismo. Além disso, de maneira geral, como o sangue leva os nutrientes para as células, o consumo regular de água permite que ele tenha o volume ideal para realizar essa função.
 
Desintoxica o organismo
 
A água mineral pura é o principal aliado para desintoxicar o organismo. Seu consumo intensificado favorece a eliminação de toxinas, como as que são produzidas naturalmente pelos radicais livres e também por fatores externos, como a poluição ou ainda pela má alimentação. Além de estimular o funcionamento dos rins e com isso prevenir infecções urinárias, a água favorece o trânsito intestinal e pode combater constipação. Resumindo: promove uma verdadeira faxina no corpo humano.

Fonte: Unimed do Brasil
 

Voltar

Veja também estas notícias

Saúde em pauta
Prevenção da violência na primeira infância

Prevenção da violência na primeira infância

Quais as maneiras para educar sem agir com violência? Veja a resposta para essas e outras perguntas que surgem entre os pais É possível educar sem bater, sem recorrer a...

Ler mais
Saúde em pauta
Gripe e gravidez

Gripe e gravidez

Veja os cuidados mais importantes que a gestante deve ter com o vírus da gripe nessa fase tão importante As mudanças no organismo da mulher durante a gravidez deixam a...

Ler mais
Institucional
Auditoria Externa na Unimed Natal recomenda recertificação da ISO 9001:2015

Auditoria Externa na Unimed Natal recomenda recertificação da ISO 9001:2015

Um ano depois de conquistar a certificação na ISO 9001:2015, a Unimed Natal acaba de passar por mais uma Auditoria Externa que, novamente, certificou e recomendou a manuten&cce...

Ler mais
Institucional
Hospital Unimed realiza encontro com mães de bebês prematuros

Hospital Unimed realiza encontro com mães de bebês prematuros

O Hospital Unimed realiza, no sábado (18), um encontro especial para comemorar o Novembro Roxo, mês em que se promove a Campanha Mundial da Prematuridade. Na ocasião, m&a...

Ler mais

Atendimento via
WHATSAPP

Atendimento Empresarial
PME

(84) 98896-9512

Dúvidas? Tire-as aqui! Canais exclusivos para você tirar aquela dúvida sobre a UNIMED.